A história dos planetas
- Mamãe! O sol não dorme, ele se esconde! Você não sabia?
Agora era a minha vez de fazer a cara de espanto, depois de uma breve conversa sobre porque tínhamos que dormir àquela hora da noite! Tinha dedicado um tempo explicando, que como todos os outros seres, o sol também dormia... então era hora do sono.
- Ele se esconde! - tornou a falar.
Ela é assim, volta e meia acaba me surpreendendo com suas explicações sobre a Terra e os planetas! Até fui perguntar na escola, se era tema de alguma atividade, não era.
- Mamãe! Você sabia que a Terra é redonda? E que ela é azul e gira?
- É filha? Foi a professora que te explicou isso?
- Não mamãe, eu já sabia!
- Então foi no desenho?
- Não mamãe! Eu te falei! Eu já sabia!
- Ahhhh...
Mais recentemente, disse:
- Mamãe, a Terra está no espaço e nós ficamos dentro dela!
- Ahhhh...
Na pediatra, discorri que estava tudo bem, houve alguns incômodos de nariz tapado, as urticárias de verão, mas no geral a criança estava forte e saudável.
Falei sobre os planetas...
Do outro lado da mesa, ela sorriu, esperou a pequena chegar até os brinquedos e me perguntou como se fossemos confidentes:
- Você conhece a história do barqueiro?
- Não...
- Dizem que quando morremos, é um barqueiro que nos atravessa para o outro lado. Antes de embarcarmos ele nos entrega uma moeda... significa nossas memórias e lembranças. Quando retornamos, temos que atravessar a nado, segurando a moeda. A maioria a perde na travessia...
Dei um giro lento e observei a garotinha de recém completados 4 anos, brincando no cantinho do consultório, pensando que talvez ela tenha segurado a sua moeda.
Comentários
Postar um comentário