Ser mulher


Minha filha perguntou por que hoje era o Dia das Mulheres...

Respondi que era uma longa história difícil de contar... mas aí ela virou e disse:
- Mas mãe, a minha professora me contou que teve um incêndio e que trancaram a porta do prédio... eu não entendi por que hoje é o dia das mulheres?

- Porque elas morreram filha...

No tropeço da sua fala ela rememorou toda a história que tinha ouvido na escola, e eu não consegui explicar porque estas mulheres eram mantidas sob condições sub-humanas de trabalho, porque as portas estavam trancadas, porque precisaram (e ainda precisamos) lutar por uma remuneração justa e digna.

Minha boca emudeceu ao olhar a criança de 5 anos que queria saber se ia ter festa, poupá-la neste momento das explicações onde a diferença se dá porque você é simplesmente uma mulher.
------------------
"No incêndio, morreram 146 trabalhadores, dos quais 17 eram homens e 129 eram mulheres e meninas – 90 delas se jogaram pelas janelas do prédio. A maioria das jovens era imigrante, tinha entre 16 a 24 anos e trabalhava em condições desumanas. Seus salários equivaliam a um terço do recebido pelos homens, enfrentavam jornadas de trabalho extenuantes e não tinham condições mínimas de segurança.

Isaac Harris e Max Blanck, proprietários da empresa e conhecidos por tratar trabalhadores como “dentes de uma engrenagem”, foram acusados de homicídio culposo. O júri composto unicamente por homens – na época mulheres não podiam ser juradas em Nova York – os inocentou de todas as acusações: “a defesa argumentou que não se poderia provar que eles tivessem mandados fechar as portas” (GONZÁLEZ, 2010). A palavra das sobreviventes, que afirmaram que os patrões trancavam as portas, de nada valeu."

Comentários

Postagens mais visitadas