Aurora Boreal


- Mãe, mas ela não tem sequência!
- Filha é só colocar as cores... a sua professora pediu para desenharmos a nossa aurora boreal, não é?

Nem preciso dizer que ela se recusou a colocar no papel algo que parecia não ter uma forma... As cores mudavam a todo momento, verde, vermelho, amarelo, aí vinha um rosa e depois vermelho de novo...

Fiquei pensativa... tínhamos visto vários vídeos de autores anônimos, a internet nos dá este privilégio, ver um fenômeno natural, filmado por pessoas comuns ao redor do mundo.

O tempo estava passando, e eu atenta ao papel rodopiando na mesa da sala. Já tinha desistido quando veio o comunicado pedindo para levar a tal lição, as crianças iriam fazer uma exposição do que haviam aprendido naquele ano.

Mas ela se recusava a desenhar, toda vez era a mesma explicação: 
- Mas mãe, ela não tem sequência!

Para mim parecia algo simples de fazer, por as cores no papel e... não precisava ser tão bonito ou tão certo, era pegar o lápis de cera e..., ok! Resisti a tentação de fazer eu mesma o desenho! Confesso, foi um pensamento bem rápido!

Olhei para a menininha na cozinha, ela é muita atenta aos detalhes, gosta de fazer tudo com cuidado, não tão rápido... Mas por que a a recusa de fazer um desenho? Minha mente mecanicista, que tudo separa, classifica e ordena não conseguia entender uma mente fluída e dinâmica... Puxei o computador e chamei-a para ver algumas fotos... 
- Qual você gosta?
- Desta aqui!

Continuei rolando as várias imagens que apareciam e ia mostrando uma a uma, lentamente, vendo as cores, a paisagem...
- Gosto desta também!
- Ótimo!
- E desta outra!

Naquela tarde, fui até uma loja de impressão e no final, lá estava ela, pintando a sua aurora boreal.

- Mãe, você me ajuda? Eu pinto aqui e você ali!

Um leve sorriso, mãozinhas afoitas e concentração inspirados pelo roxo, amarelo, verde, vermelho... ops! Agora um rosa, que tal?

Comentários

Postagens mais visitadas